COMPOSIÇÃO DE SALA DE JANTAR
top of page

COMPOSIÇÃO DE SALA DE JANTAR

5 dicas para deixar sua sala de jantar mais aconchegante


A sala de jantar é o ambiente que integra a casa.

A sala de jantar é um dos principais ambientes da casa para receber amigos, familiares e compartilhar boas conversas. Portanto, a composição de uma sala de jantar é fundamental para transmitir a mensagem certa para seus convidados e marcar momentos especiais.


1. Meça o ambiente

Este será o ponto de partida para decidir a disposição da sala de jantar. Antes de tudo, meça o ambiente para evitar que os móveis fiquem desproporcionais, lembrando sempre que é muito importante manter o espaço de circulação ao redor da mesa, para que você e seus convidados possam sentar à mesa e com conforto.


Atenção com as dimensões do ambiente.

2. Escolha o modelo certo de mesa

Existem diferentes modelos de mesa, os mais comuns no mercado são o retangular (como no 'Lar do Viajante'), o quadrado (como no 'Mais Cor, Por favor!'), o oval (como no 'Lar do Rock') e o redondo (como no 'Duplex Cervejeiro'). Para ambientes pequenos e com dimensões mais quadradas, indicam-se os modelos quadrados e redondos, enquanto que em ambientes mais alongados ou estreitos, as mesas em formato retangular e oval são as mais indicadas. As mesas ovais têm a vantagem de comportar mais cadeiras nas pontas, aumentando o número de assentos à mesa.


Observe qual é o layout do ambiente para escolher a mesa certa.

3. Atenção aos pés da mesa escolhida

Esta dica é um complemento da anterior, e é muito importante que você se lembre de observar este detalhe. Lembre-se que as opções com pés centrais permitem maior conforto para os convidados à mesa, no entanto, o ideal é que não sejam muito largos, porque assim evitam a diminuição de espaço para as pernas.


Os pés da mesa devem ser cuidadosamente escolhidos.

4. Escolha cadeiras confortáveis

Pensando em promover o máximo conforto aos seus convidados, cadeiras ergonômicas são fundamentais. Mas as cadeiras também tem papel importante na decoração da sala de jantar. Se você gosta de ambientes mais descontraídos, pode apostar em modelos diferentes de cadeira para a mesma mesa. Se você precisa de assentos versáteis, escolha poltronas para ficarem nas pontas e servirem de apoio aos ambientes próximos, como a sala de estar.


As cadeiras das pontas da mesa podem servir de apoio para outros ambientes da casa.

5. Lembre-se da iluminação

A iluminação pode mudar todo o ambiente e, por isso, é preciso pensar em uma forma de destacar a atmosfera do espaço, promovendo sensações de aconchego para você e seus convidados. Se for optar por lustres ou luminárias pendentes, preste atenção à altura que ele ficará da mesa, para evitar que atrapalhem as conversas e os momentos que serão compartilhados à mesa.


A iluminação muda tudo!

Com estas dicas você pode ter a sala de jantar decorada do jeito que sempre sonhou. Se precisar de auxílio para decorar este ou outros ambientes da sua casa, entre em contato com a Sah.

bottom of page