ESCOLHENDO O REVESTIMENTO CERTO PARA CADA LUGAR DA CASA

Atualizado: 7 de jun.

Cuidados com os revestimentos de cada ambiente de casa


Escolha o tipo de revestimento de acordo com o ambiente.

São inúmeros os detalhes que fazem parte da construção e reforma de uma casa ou apartamento. Um dos mais importantes e que tem influência direta no bem-estar são os revestimentos que escolhemos para cada ambiente.


Separação da casa em áreas

Antes de mais nada, é importante ter em mente que cada espaço da casa precisa de um tipo de revestimento. De maneira prática, as residências são separadas em áreas secas e molhadas. As áreas secas integram ambientes como a sala de estar, sala de jantar e os quartos. Nestes espaços podemos utilizar quase todos os revestimentos, mas para maior conforto recomendamos materiais agradáveis ao toque como madeiras, vinílicos e laminados. Já as áreas molhadas tem esse nome por causa do uso direto da água nos ambientes, como cozinha, banheiros, lavanderia e áreas externas. Nestes casos os revestimentos devem ser mais resistentes e impermeáveis, como porcelanatos e pedras naturais.


Prefira madeira ou materiais que imitam madeira para ter ambientes sociais mais agradáveis.

Piso para áreas secas

As áreas secas possibilitam a utilização de diferentes tipos de revestimentos. Os chamados "pisos quentes" são capazes de manter a mesma temperatura no ambiente por mais tempo. Dessa forma, principalmente durante o inverno, essa característica pode fazer muita diferença no seu dia a dia. Eles podem ser utilizados nas áreas sociais e íntimas, não sendo indicados para as áreas molhadas pelo risco de mofarem ao entrar em contato com a água.


Quarto de casal com piso vinílico
O piso vinílico é uma ótima opção para áreas íntimas.

Pisos para áreas molhadas

Os "pisos frios" são considerados bons condutores de calor, o que significa dizer que eles são capazes de reduzir a temperatura de um ambiente de maneira mais rápida. São revestimentos que exigem pouca manutenção e podem ser facilmente limpos. É importante dizer que, em áreas com contato direto com água, como cozinhas e banheiros, é importante optar por acabamento acetinado/antiderrapante para garantir a segurança. As áreas íntimas e áreas sociais também podem receber revestimentos frios e ter um tapete para garantir um ambiente mais aconchegante para quem estiver nele.


Banheiro com porcelanato com acabamento acetinado.
Prefira o acabamento acetinado nas áreas com contato direto com a água.

Se você precisar de mais dicas para aquecer a casa, veja nosso post neste link.


Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco hoje! Será um prazer te ajudar.