DICAS PARA UM SONO TRANQUILO

5 dicas que vão contribuir com a higiene do seu sono!


Confira as dicas para dormir melhor!

O estresse do nosso dia a dia pode desencadear diversos problemas associados à qualidade do sono. Se você tem dificuldades para dormir ou quer manter as boas horas de sono em dia, confira nossas dicas sobre higiene do sono!


1. Faça da iluminação uma aliada

Nossa rotina traz inúmeros estímulos visuais e sonoros que visam prender a atenção de forma integral (conforme nosso post sobre Ambientes Restauradores), e avisar o cérebro que está na hora de repousar pode se transformar em uma tarefa difícil se a iluminação dos ambientes não for adequada. A iluminação recomendada para uma boa noite de sono deve ser baixa e difusa, explorando os jogos com a iluminação indireta com algum tipo de filtro para as lâmpadas, como os bulbos leitosos. Vale dizer que esse tipo de iluminação pode estar em toda casa, de forma que conforme for anoitecendo, diminuímos gradualmente a exposição à luz direta.


Aposte em iluminação baixa no quarto!

2. Invista em luzes amarelas!

Pode parecer uma dica muito simples, mas utilizar luzes quentes (amarelas) faz toda diferença na qualidade do seu sono. É importante dizer que existem diferentes tipos de iluminação para cada ambiente da casa e acompanhando o que foi apontado na dica anterior, iniciar o movimento de relaxamento do cérebro com luzes amarelas contribui para deixar o ambiente mais aconchegante!


A luz amarela auxilia no relaxamento.

3. Deixe o ambiente mais escuro

Optar por iluminação indireta e amarela são medidas importantes para iniciar o relaxamento, e elas fazem parte do processo de diminuição da luminosidade que fará o cérebro iniciar o processo de repouso. Mas sabe aquela frestinha na janela que cria um verdadeiro feixe de luz no seu quarto no meio da noite? Pois é... É muito importante evitar que elas apareçam e nossa dica para uma noite de sono tranquila é apostar em blackouts! Instale a cortina separada dessa peça e deixe a luz entrar só durante o dia!


As cortinas ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante.

4. Aposte em cores neutras

Essa dica é voltada para as áreas mais íntimas da casa, como os quartos. Para ter uma boa noite de sono é fundamental que o ambiente contribua da melhor forma possível, e dentro dos quartos é importante criar uma atmosfera de relaxamento pleno, com iluminação baixa e cores neutras, como branco e cinza, ou pouco saturadas.


Aposte em tons neutros nos quartos.

5. Deixe o ambiente mais confortável (literalmente)

Por último mas não menos importante, aposte em tecidos e texturas que sejam agradáveis ao toque, como o algodão, linho e a seda! Eles podem aparecer em lençóis, colchas, travesseiros e até na cabeceira!


O estofamento da cabeceira deixa o ambiente mais aconchegante.

Esperamos que essas dicas te ajudem a ter noites de sono melhores! ♥


E se ficou com alguma dúvida, me ajuda Sah!