O QUE SÃO AMBIENTES RESTAURADORES?
top of page

O QUE SÃO AMBIENTES RESTAURADORES?

Atualizado: 8 de jul. de 2022

Existe algum ambiente com esta característica no seu lar?


O estresse diário causado pelas situações do cotidiano pode ser amenizado com medidas simples!

Ambientes restauradores são aqueles que permitem que você relaxe totalmente, sem gerar quaisquer distrações que possam interferir na sua atenção voluntária. Vale lembrar que o "sistema de atenção" humana se divide entre a atenção involuntária (como piscar os olhos) e a voluntária (como levantar uma xícara de café). Esses lugares não se limitam aos SPAs, existem uma infinidade de medidas simples que podem tornar o seu lar um verdadeiro refúgio para recarregar as energias.


Um importante estudo¹ demonstra que os ambientes com mais componentes naturais proporcionam uma resposta mais positiva do organismo com relação ao relaxamento. Isso quer dizer que seu cantinho preferido da casa não é restaurador? Não mesmo!


A decoração afetiva é uma grande aliada dos ambientes restauradores!

A restauração psíquica humana se faz necessária quando nossa atenção voluntária é exigida frequentemente, seja por meio de estímulos contínuos do ambiente ou pelas sensações que ele nos desperta (como medo, alegria, tristeza, entre outros). De maneira geral, os ambientes restauradores possuem as seguintes características:

  • Produzem escape, ou seja, um bloqueio com relação a uma situação específica que gera algum tipo de estresse;

  • Tem características suficientemente interessantes à mente de forma a engajá-la em um movimento de relaxamento (escopo);

  • Desperta a atenção involuntária e não requer esforço do "percebedor" – a partir do processo (leitura de um livro e descoberta dos fatos que ocorrem no final) e do conteúdo (a leitura em si) (fascinação).

  • Nível de congruência entre o que o ambiente apresenta e as expectativas do "percebedor" em relação a ele (compatibilidade).

Desligar aquela chavinha de preocupações diárias é importante para a saúde física e mental de todos! Investir em um cantinho que te proporcione uma boa noite de sono, ou trazer aquela plantinha de volta para seu lar podem ser medidas práticas e muito eficazes para ter uma qualidade de vida muito maior!


Os elementos naturais proporcionam restauração da atenção.

Para transformar seu cantinho preferido em um ambiente restaurador, procure se atentar aos seguintes pontos:

  • Aposte em decoração afetiva! Elementos que remetem a alguma memória aumentam o sentimento de pertencimento e nos conectam a lembranças do passado que guardamos com carinho.

  • Se possível, adicione algum elemento com água, como uma fonte! O barulhinho da água é capaz de nos transportar para uma atmosfera totalmente diferente.

  • Traga as plantas para dentro! Incluir a vegetação na decoração ajuda a relaxar a mente depois de um dia de trabalho.


Não há lugar melhor que o nosso lar!

Ah! E se você quer dicas sobre como montar um cantinho com plantas ou como escolher a plantinha ideal, confere nosso último post!


E se ficou com alguma dúvida, me ajuda SAH!


¹Kaplan, S. (1995). The restorative benefits of nature: Toward an integrative framework. Journal of Environmental Psychology, 15(3), 169-182

bottom of page