COMO ESCOLHER PLANTAS PARA CASA?
top of page

COMO ESCOLHER PLANTAS PARA CASA?

Atualizado: 3 de out. de 2022

6 dicas para escolher a planta ideal



Para escolher a planta certa para seu lar, é preciso considerar sua rotina e as características do seu lar! Separamos 6 pontos para você observar antes de escolher uma planta!


1. O cômodo onde ela será colocada

A escolha da espécie pode mudar de acordo com o cômodo onde ela será colocada. Em ambientes como os quartos é interessante optar por espécies que apresentem características filtrantes, como a Hera, que reduz a quantidade de mofo no ar, enquanto na sala de estar é possível investir em plantas aromáticas para perfumar o ambiente naturalmente.


Os galhos de eucalipto são muito aromáticos!

2. A incidência solar

É importante observar o quanto de luz solar entra dentro do ambiente. Existem plantas que se desenvolvem à meia sombra, outras que precisam de um período específico de insolação diária, e até aquelas que podem pegar sol o dia inteiro!


A jiboia é uma planta que não precisa de iluminação solar direta.

3. A ventilação do ambiente

A ventilação é fundamental para o desenvolvimento da sua plantinha! Vegetações com folhas muito largas podem sofrer com rajadas de vento muito fortes, causando rasgos e até mesmo quedas. Por isso, fique atento a essa características!


As palmeiras são boas opções para locais com muita ventilação.

4. Estilo de vida

Este é o ponto mais importante! Observar sua disponibilidade para realizar as regas, podas e adubação do solo é fundamental para que a planta se desenvolva da melhor forma possível.


Além de muito charmosa, a lambari é uma espécie que não requer muitos cuidados.

5. Atenção com as espécies tóxicas!

Quando você era criança, provavelmente já ouviu alguém te dizer que nunca se deve tocar em plantas "muito bonitas" ou que chamem a atenção. Esse ditado é verdadeiro! Existem espécies tóxicas que são perigosas para crianças e pets! Como a comigo-ninguém-pode, o antúrio e o copo-de-leite. Fique atento para este ponto caso sua escolha seja alguma delas!


A lavanda é uma espécie que tem um aroma muito agradável. E o melhor, ela é pet-friendly!

6. Revise os pontos

Pode parecer clichê, mas é sempre importante revisar todos os outros pontos para ter certeza que sua plantinha vai se desenvolver da melhor forma possível no seu lar!


Confira nosso IGTV sobre Plantas no Instagram!

Comenta aqui embaixo quais plantas você tem ou pretende ter em casa!


E se ficou com alguma dúvida: me ajuda SAH!

bottom of page