ILUMINAÇÃO COM PENDENTES
top of page

ILUMINAÇÃO COM PENDENTES

Atualizado: 8 de jul. de 2022

O que considerar na hora de instalar um pendente


Existem diferentes tipos e estilos de pendentes, saiba como escolher o ideal para você.

Iluminar os ambientes de casa com luminárias pendentes virou uma verdadeira tendência nos últimos anos e, se você tem dificuldade em escolher o modelo que mais combina com você, ou quer ajuda para decorar um ambiente da sua casa com um pendente, este post vai te ajudar.


Observe sua casa e escolha o estilo que combina com você

Em função do aumento da popularidade deste elemento de decoração, existem diversos tipos de pendentes que podem atender à suas vontades. É importante procurar visualizar a luminária dentro de um contexto maior, buscando ângulos de visão de outros ambientes em que ela será enquadrada, pensar nela como um elemento isolado do ambiente pode fazer com que a linguagem da sua casa fique confusa.


O pendente deve se enquadrar dentro de um estilo maior que abraça todo o ambiente.

Atenção aos materiais

Assim como existem diferentes estilos para pendentes, os materiais das luminárias também devem receber uma atenção especial quando escolhidos. Por exemplo, ainda que você aprecie o estilo industrial com diferentes peças em metal, se sua casa for próxima a uma praia, pode ser que o aspecto que as peças vão ficar em função da exposição à maresia não te agrade. É importante dizer que hoje existem diversos materiais que imitam o aspecto de outros e possibilitam construir a estética ideal para o seu lar!


Atenção à escolha dos materiais dos lustres e pendentes.

Estilo na medida (e altura) certa!

Por fim, e não menos importante, é importantíssimo assegurar que a altura do pendente com relação ao tampo da mesa (no caso de salas de jantar), ou do encosto de cabeça de poltronas não cause qualquer tipo de transtorno a quem estiver no ambiente: se ele ficar muito alto, todo a estética construída com os outros componentes do ambiente será prejudicada e os efeitos de iluminação vão se perder, e se ficar muito baixo, além de gerar risco quando as pessoas se levantarem, ele pode obstruir a vista e a comunicação entre os ambientes da sua casa. De toda forma, é recomendado ler os manuais que vem junto com os pendentes para garantir o conforto visual e de iluminação em todo o ambiente.


A altura do pendente deve ser escolhida de acordo com as especificações do fabricante.

Esperamos estas dicas rápidas sobre como escolher um pendente para sua sala de estar ou de jantar te ajudem a deixar sua casa do jeito que você sempre sonhou, mas se precisar de ajuda entre em contato!

bottom of page