O QUE É UM QUARTO MONTESSORIANO?
top of page

O QUE É UM QUARTO MONTESSORIANO?

Atualizado: 8 de jul. de 2022

3 dicas para transformar o quarto dos pequenos!



O método montessoriano foi desenvolvido pela médica, educadora e pedagoga italiana Maria Montessori para que as crianças fossem capazes de desenvolver autonomia motora e intelectual priorizando o autoconhecimento e a autoeducação. Sabemos que o desenvolvimento das crianças depende muito do ambiente que ela está, por isso, separamos 3 dicas para estimular a evolução dos pequenos por meio do método montessoriano!


1. Deixe as camas altas de lado!

O primeiro passo para que o quarto montessoriano funcione perfeitamente é que ele seja seguro, por isso, deixe de lado as camas e berços altos! Colchões no chão e tapetes que cubram a maior parte do ambiente são escolhas mais interessantes para o desenvolvimento das crianças. Os tapetes são opções interessantes pelas diferentes texturas que podem apresentar, além de proteger os pézinhos do frio que vem do piso.


Deixe a cama no chão para ajudar no desenvolvimento da criança.

2. Instale um espelho

Pode parecer simplista demais, mas instalar um espelho para que seu pequeno possa se reconhecer faz toda diferença! Deixe ele fixo de uma forma segura, seja parafusado na parede ou colado em uma chapa de MDF ou madeira.


Os espelhos devem ser fixos!

3. Tenha armários e prateleiras baixas

De forma a possibilitar a independência da criança, instale prateleiras baixas ou partes do armário que sejam mais acessíveis para a altura dos pequenos. É importante dizer que a altura desses móveis é variável de acordo com o estágio de desenvolvimento do seu filho!


Móveis baixos dão mais liberdade para seu filho.

E aí, gostou das dicas? Se ficou com alguma dúvida, me ajuda Sah!

bottom of page