DICAS PARA COMPRAR UM APARTAMENTO

Atualizado: 8 de jul.

Separamos 5 dicas para te ajudar na hora da compra!


Um arquiteto por te ajudar a escolher o apartamento certo em Porto Alegre.

Comprar um apartamento e fazer um projeto de decoração de interiores que seja compatível com seus desejos é uma tarefa difícil e contar com um escritório de arquitetura de interiores para te ajudar neste momento é fundamental. Confira estas 5 dicas para que você faça a escolha certa na hora de comprar um apartamento ou uma casa.


1. Analise suas prioridades

Antes de começar a busca, analise junto à sua família quais são as prioridades, em seguida, faça uma lista do que é essencial, adaptável e dispensável. Quando você listar as prioridades analise a sua vida a um médio prazo, afinal, a compra de um apartamento é um investimento e ele precisa fazer parte do planejamento da sua vida. Lembrando sempre que sua nova casa precisa se adaptar ao seu estilo de vida e não o contrário.


Analise as prioridades que devem nortear a compra do seu novo lar.

2. Conheça a vizinhança

Antes de começar a procurar seu novo lar, liste os bairros que você mais gosta e analise se o valor médio do m² está dentro do que você está planejando investir. Visite o bairro em diferentes horários e dias da semana e observe quais são os pontos positivos e negativos dele, também vale a pena conversar com moradores locais que moram no local há mais tempo.

Uma busca no Google pode te ajudar a descobrir os pontos positivos e negativos do seu bairro preferido.

3. Atenção com a insolação no local

A posição solar do imóvel é, muitas vezes, negligenciada na hora de comprar um novo lugar para morar, no entanto, ela é um dos pontos mais importantes para ser observado, pois ela influencia na umidade e no conforto térmico dentro da edificação. A melhor orientação solar para a região Sul do Brasil é a Leste, aproveitando o sol durante a manhã! No inverno, o local fica mais aquecido pois o sol está mais baixo, e durante o verão, o apartamento recebe menos insolação direta, mantendo os ambientes arejados.


Atenção com a insolação que vai incidir nos quartos.

4. Identifique os problemas do imóvel

Quando for visitar um apartamento mantenha todos os seus sentidos bem aguçados, é importante observar a paisagem enquadrada pelas janelas, se atentar a possíveis ruídos que são gerados nas proximidades, e sentir os cheiros predominantes no local, que podem indicar a presença de infiltrações ou problemas estruturais mais sérios. É melhor identificar quais são os problemas estruturais do prédio e do apartamento antes da compra, assim você consegue adicionar os reparos necessários ao seu orçamento disponível.


Fique atento às portas e janelas, a vedação destes locais precisa ser perfeita.

5. Aposte em uma reforma

Comprar um apartamento novo é sempre uma ótima opção, no entanto, é possível que o apartamento que você sempre sonhou em ter precise de alguns reparos, ou até mesmo de um projeto completo de interiores para que fique como você sempre sonhou. Apartamentos mais antigos, além de serem mais baratos, geralmente são maiores! Então ao invés de você comprar um apartamento novo de 65 m² porque não comprar um apartamento de 100 m² que precisa de uma reforma?


Contrate um escritório de arquitetura para te ajudar com reformas de apartamentos antigos.

Se ficou com alguma dúvida, ou se precisa de um projeto completo para decorar seu novo apartamento, entre em contato hoje mesmo! Estamos prontas para te ajudar.